segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O Morro dos Ventos Uivantes x Longa e Fatal Caçada Amorosa







Morro dos Ventos Uivantes x Longa e Fatal Caçada Amorosa



Um foi escrito pela Emily Brontë e o outro pela Louisa May Alcott, duas escritoras distintas, com vidas distintas e estilos bem diferentes, entretanto, nessas duas obras consigo enxergar algumas semelhanças e me arrisco até a dizer que Longa e Fatal Caçada Amorosa também tem algo de Jane Eyre, pois alguns trechos lembram muito a história.
Para começar, esse livro a Louisa fez depois de uma viajem à Europa, e só conseguira essa viajem, pois fora como dama de companhia de um enfermo (Wikipédia). Quando retornou, viu que a família passava por algumas dificuldades financeiras. Seu editor pediu que ela escrevesse algo para que ele publicasse, entretanto esse romance não foi aceito por não ser adequado, além de longo. Louisa fez várias mudanças, mas nem com as mudanças, nem mesmo com pseudônimo masculino, ela conseguiu publicá-lo (dois anos mais tarde, escreveu Little Woman, obra que a consagrou no mundo literário).

Longa e Fatal Caçada Amorosa conta a história de Rosamund, uma mocinha cheia de energia, impetuosa, inocente (sim, inocente) e muito bonita. Sonha em sair da casa onde mora com um avô rabugento, que parece não nutrir nenhum tipo afeto por ela. Vê a chance de realizar seus anseios quando surge a visita inesperada de um homem, Phillip Tempest, velho amigo de seu avô, que muda toda sua história. Ela acaba se apaixonando por ele e pela liberdade que ele pode oferecer a ela.

Tempest é um homem mais velho, vivido, além de muito atraente. Acaba se apaixonando por ela, e a ganha em uma aposta que faz com seu avô, levando-a, assim, para sua casa. Rosa é feliz por muito tempo com ele, entretanto, sua natureza perversa aparece e logo ela acaba descobrindo que se envolveu com um homem pérfido e mentiroso. (SPOILER) Descobre que seu casamento foi falso, pois ele já é casado e passa muito tempo tentando fugir dele. Mas há um grande problema, pois ele sempre a encontra e ela sempre fica em dúvida se deve ceder ou não a esse amor.

Tá e qual as semelhanças entre as duas obras?

Confesso que as heroínas nada têm em comum, pelo menos não Catherine e Rosamund, pois Cathy tem um temperamento desvairado (convenhamos que a Cathy é meio maluquinha), enquanto Rosa tem um temperamento doce e bondoso. Contudo, Rosa é determinada como Jane (Jane Eyre), pois quando descobre que Tempest é casado e o seu casamento foi uma farsa, ela tenta fugir (assim como Jane faz quando descobre que Rochester é casado) do pecado que ele a fez cometer, já que ambos viviam como se fossem mesmo casados (ai você já vê tudo).

Já os anti-heróis como Heathcliff e Tempest, têm temperamentos obstinados e muita determinação em suas maldades, sem se compadecer muito daqueles que sofrem ao redor, a não ser dos seus objetos de afeto, porque, afinal, é pelas amadas que eles fazem tudo que fazem. Os dois parecem achar certa graça em tudo e a culpa parece ser uma palavra que eles não conhecem. Demonstram veneração extrema pelas amadas, mas nem esse amor consegue aplacá-los, e de forma alguma eles conseguem deixá-las, por assim dizer, em paz; além do que, nos dois casos, nem a morte pode “separá-los”.

Apesar das semelhanças, ler Morro dos Ventos Uivantes e ler Longa e Fatal Caçada Amorosa é bem diferente, até porque a Louisa tem um estilo mais aventureiro (apesar de que muitos consideram essa obra de Louisa como seu lado mais gótico). As duas leituras, no entanto, causam certa angustia, pois você torce (eu pelo menos torci) para que aqueles que sofrem consigam sair das garras de Heathcliff, assim como você torce para que Rosa consiga se livrar das perseguições de Tempest.

E para finalizar, quem não leu Morro dos Ventos Uivantes vale a pena conferir, até porque você só pode saber se vai ou não gostar se der uma chance ao livro; e quem não leu também Longa e Fatal Caçada Amorosa, eu digo que vale a pena, mas já adianto (SPOILER) que se você é uma daquelas pessoas sensíveis que espera um belo final, infelizmente isso não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário